Banco Itaú tem o maior valor de mercado entre os bancos da América Latina


Instituição vale R$ 92,270 bilhões
Balancear crescimento com rentabilidade, visando criar valor para os acionistas no longo prazo. Esta tem sido a palavra de ordem que norteia a gestão do Banco Itaú Holding Financeira S/A, que alcançou capitalização de mercado de R$ 92,270 bilhões ao final do 1º trimestre deste ano, firmando-se como a instituição financeira de maior valor de mercado na América Latina.

A informação foi dada no último dia 4 de abril, durante apresentação de resultados da instituição aos analistas da Apimec Minas Gerais, por Alfredo Setúbal, diretor de Relações com Investidores, e Geraldo Soares (foto), superintendente de Relações com Investidores do Banco Itaú.

Segundo Alfredo Setúbal, de 1997 a 2006, as ações preferenciais do Itaú valorizaram-se em 2.415% com reinvestimento de dividendos e em 1.620% sem reinvestimento; no mesmo período, a valorização do Ibovespa foi de 532%. As ações do Itaú são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e Nova York (EUA).

Ao final da apresentação na Apimec-MG, Alfredo Setúbal comunicou, à comunidade financeira presente ao encontro, a parceria inédita firmada entre a BOVESPA o o Banco Itaú, que criou o Brinde Social, a ser distribuído ao final de cada reunião Apimec com o propósito de incentivar o investimento em projetos sociais de organizações não governamentais (ONGs).

Sobre o Banco Itaú

O Banco Itaú atua nos vários segmentos do mercado: pequenas empresas, médias empresas, grandes corporações (atendidas através do Itaú BBA), poder público, investidores institucionais, pessoas físicas e microempresas (rede de agências), pessoas físicas de alta renda (Personnalité) e clientes com elevado patrimônio financeiro (Itaú Private). Administra, ainda, os negócios de underwriting, custódia, corretagem de valores mobiliários, cartões de crédito, consórcios, seguros, capitalização e previdência privada, financiamento de veículos e as operações de financiamentos para não-correntistas das classes econômicas “C” e “D”. Sua ampla rede de atendimento engloba mais de 3 mil agências e postos de atendimento e mais de 21 mil caixas eletrônicos proprietários.

O Itaú possui uma “visão” que é “Ser o Banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e equipes capacitadas, comprometidas com qualidade total e a satisfação dos clientes.”.

Portanto, o Itaú pretende ser o banco líder em performance, em desempenho, em rentabilidade, em eficiência. Em outras palavras, o Itaú tem conseguido ser efetivamente o líder em performance do setor bancário brasileiro e também destaca-se em nível internacional, com lucros crescentes e com excelente rentabilidade. Neste contexto, destaco uma colocação do presidente do Banco – Roberto Setubal – “O objetivo fundamental das estratégias que presidem a gestão do Itaú tem sido direcionado de modo a balancear crescimento com rentabilidade, visando criar valor para os acionistas no longo prazo”.

As nossas análises sobre negócios e operações sempre consideram o que efetivamente criará valor para os acionistas. Esta variável é fundamental nas tomadas de decisões do Banco. Creio que estamos no caminho correto, pois o valor de mercado do Itaú é o maior dentre todos os bancos latino-americanos há vários anos, concluiu Geraldo Soares.

______________________________

Perfil/Geraldo Soares
 Superintendente de Relações com Investidores do Banco Itaú Holding Financeira S.A.
 Vice Presidente do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores
 Membro do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Investidores
 Pós Graduação na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Depart.Contabilidade e Atuaria da Universidade de São Paulo
 Pós Graduação no Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais/Fundação Getúlio Vargas – Curso: Programa de Formação de Profissionais para a Área Financeira
 Graduação : UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; em Ciências Sociais (Bacharel em Sociologia e Ciências Sociais Geral)
 Eleito melhor Profissional de Relações com Investidores pela Apimec: São Paulo 2000, Rio de Janeiro 2001 e Brasil 2001
 Eleito melhor Profissional de Relações com Investidores pela Investor Relations Magazine : Brasil 2005

Comments are closed.